segunda-feira, junho 23, 2008

Metal e cultura

Eu tento escrever dicas de bandas de metal. Sempre comento o instrumental, capas de disco, mas raramente falo das letras. Isso porque, admito, tenho preguiça de ir fundo nas letras. Mas então, heavy metal é só música falando de bebida? De jeito nenhum, e queria mostrar isso no blog.

LITERATURA

O Kamelot por duas vezes citou Goethe, inspirados no livro Fausto. Tudo, absolutamente tudo nessa banda tem bom gosto: a música, letras, encarte dos cds. Olhe a língua antes de falar mal dos americanos...e deixe os xingamentos para a Britney Spears ;-)

Assim como o Kamelot, o Vanden Plas também escolheu uma obra famosa...o Conde de Monte Cristo, um clássico da literatura. Boas letras e agrada a fãs de rock como Yes e Rush...

Conhecidos por dez entre dez fanáticos por literatura fantástica e RPG, o Blind Guardian fez fama com seus “hinos épicos”, para serem cantados em coro nos shows, e as músicas baseadas em J.R.R.Tokien. Especulou-se, inclusive, que eles fariam parte da trilha sonora do filme, o que acabou não acontecendo.

No Brasil, existe uma iniciativa razoavelmente conhecida: o projeto Hamlet – William´s shakespeare, um álbum onde várias bandas dos mais variados estilos estão presentes, independente de religião ou opinião política. Além disto, o Imago Mortis sempre apresenta discos conceituais sobre a mote, de uma maneira madura e nada “revoltada”.
Além disso, a banda Angra lançou o disco Aqua, baseado em A Tempestade, de Shakespeare

O álbum Horror Show, do Iced Earth, de 2001, tem músicas inspiradas em estórias de terror (Dracula, Frankenstein, Jeckyll & Hyde, dentre outras obras literárias)

A maioria das letras do Nightwish é sobre temas pessoais e sentimentos. Mas existem as exceções, como Creek Mary´s Blood, um livro que se trata do extermínio dos índios americanos. Além das músicas com personagens de livros e historias da Disney: Elvenpath, Fantasmic...

HISTÓRIA

O Iron Maiden fala sobre a Guerra Fria em “To Minutes do Midnight”. Na época havia um “relógio”, uma espécie de escala de perigo, quando o medo de uma guerra nuclear pairava sobre todas as pessoas. Dois minutos para a meia noite seria quase o final do mundo. Falando em Iron Maiden, seu vocalista Bruce Dickinson é historiador, escritor de livros e piloto de avião.

Haggard fala sobre Galileu no album Eppur Si Muove. E também podemos conhecer algumas canções folclóricas da Suécia e outros países (Herr Manneling).

O Epica fez um album inteiro sobre a civilização Maia, chamado Consign to Oblivion

Wake of magellan fala sobre as descobertas das navegações, com Colombo, Vasco da gama e Fernão de magalhães.

MÚSICA ERUDITA

Metal e música clássica vêm caminhando próximos faz algumas décadas. Isto certamente causa estranheza entre os desavisados. Após esse choque inicial, podemos passar uma impressão de “esnobes”por dizer “ouir música superior”. Não é a intenção, mas que estou contra a indústria musical atual, isso estou.

Algumas das bandas que possuem covers de músicas clássicas: Dark Moor, Children of Bodom, Transiberian Orchestra, Malmsteen, Timo Tolkki. Ainda existem as bandas que realizaram gravações ou shows com orquestras: Haggard, Lacrimosa, After Forever, The Sins of Thy beloved, Doro, Therion, Within Temptation, Epica, Uli Roth, Malmsteen, Rage, Metallica.... A lista realmente não acaba, mas acho que deu para mostrar que é uma casamento de décadas, e não golpe de marketing de um ou dois artistas.

O Angra é uma das bandas brasileiras mais reconhecidas internacionalmente. A estupenda técnica de seus membros, com formação universitária em composição criou uma fascinante mistura de metal e ritmos brasileiros, como o baião, encontradas em músicas como Hunters and Prey, e em todo o álbum Holy Land. Seus membros frequentemente estão em projetos paralelos englobando ritmos como MPB. Sim, MPB, inclusive, perguntem a Milton Nascimento, que participou de um álbum do Angra.

IDIOMAS

Todos os continentes possuem bandas que homenageam suas línguas nativas

- Português: Angra
- Alemão: Rammstein, Doro
- Francês: Subway to Sally
- Latim: Haggard
- Japonês: X-Japan
- Árabe: Orphaned Land
- Finlandês: Nightwish
- Norueguês: Dimmu Borgir
- Madagascar: Sasamaso
- Espanhol: Mago de Oz
- Russo: Ария




Nenhum comentário: