quinta-feira, outubro 07, 2010

A Origem (Inception)

Esse filme é meu favorito do ano até agora. Tão bom que acho que superou Paprika, anime que trata (mais ou menos) do mesmo tema.

Como é bem provável que vocês já tenham lido a sinopse, só preciso dizer que a história é sobre um agente que consegue entrar nos sonhos das pessoas e roubar informações sigilosas. Só isto é fascinante e daria um filme, mas ainda tem o abacaxi maior que o ele tem que descascar: plantar uma idéia na cabeça de uma pessoa, através dos sonhos. Não vai ser tão fácil quanto parece, já que a mente humana tem as suas sutilezas, muito bem tratadas no filme...

Parênteses rápido: se a idéia do filme é sobre inserir idéias onde não existiam, e o título original é "inception", como raios eles colocam uma tradução tosca como "Origem"?

Algumas tiradas foram geniais : o totem, o "kick", a música de Edith Piaf, sonho dentro de sonho, percepção diferente do tempo no sonho...
Realmente acho que esse universo daria uma série excelente, com um episodio pra cada uma dessas nuances.

Até o drama pessoal do personagem principal foi muito bem feito e plausível...e olha que eu normalmente abomino esse tipo de drama...
Ponto pro Leonardo DiCaprio, que vem se superando. Já nem lembro que ele fez Titanic. Ops, lembrei...queria ter um aparato tipo o do MIB pra me esquecer dessas porcarias rs

A fotografia é excelente e me fez pagar o ingresso do cinema com muito gosto, mesmo nessa época de Blu-ray e TVs Full HD.
Destaque para a cena da cidade sendo "entortada" num dos sonhos, é lindo.

O final para mim estava perfeitamente claro, mas descobri que algumas pessoas interpretaram diferente...
De qualquer forma não é daqueles finais que irritam de tão vagos.

Ok, como eu tento ser imparcial, vamos lá: a parte do "limbo" foi muito mal explicada, pelo menos da 1a vez que assisti.
E não precisava ter tantos tiros e explosões...

[EDIT] O Nolan que também fez o Amnésia e o Insônia...putz, é um gênio...

Nenhum comentário: