segunda-feira, março 14, 2011

Joe Sacco - Gorazde (HQ)

Um correspondente de guerra que decide expor seu trabalho com quadrinhos.
Não sei dizer se ele foi o primeiro a fazer isso, mas foi o primeiro que eu descobri.
E é absolutely fucking brilliant, como diria o Blind Guardian!

Cada uma de suas obras é praticamente um documentário em HQ, e um traço bem estilizado (feio mesmo) que mostra só o necessário.

Joe mescla depoimentos e cenas do dia-a-dia com informações sobre as guerras, as vezes no mesmo quadrinho. Fantástico! Assim, aprendemos muito sobre a Palestina, sobre a Sérvia e outros, sem dever nada em emoção a filminhos dramalhentos de holywood que mostram a vida de uma só família e "se acham" por isso.
Já virou leitura obrigatória nas escolas? Ainda não??? Não menosprezem a densidade das informações historicas contidas só porque "é história em quadrinho"

Joe tem sua opinião sobre cada um dos conflitos que presenciou, e não esconde.
Como jornalista isento, vai falar contra os lideres, até a ONU, enquanto apresenta os motivos para isso, lógico. Alguns vão achar o parcialismo um ponto negativo, mas para mim é positivo. Não vejo como ser imparcial quando temos um genocídio.

No caso de Gorazde, que agonia ver tantas reconstruções, corpos, vizinhos se matando, racionamento, casas queimadas, sadismo puro e simples, em um lugar antes próspero e pacífico. Coisas da nossa pretensa "espécie superior".

Nenhum comentário: