quinta-feira, janeiro 05, 2006

Rising stars (comics)


O que aconteceria se os heróis existissem no mundo real? Essa pergunta, já abordada em Watchmen, é repetida aqui. Em um dia comum, um grande clarão é visto nos céus de uma cidade americana. A partir daí, 113 crianças que foram concebidas naquela época vão descobrindo, aos poucos, possuirem poderes.

O principal aqui não são os poderes em si, mas sim como eles são usados. Poderes assombrosos ou limitados. Espalhafatosos ou discretos. Usados para o "bem" ou ações de moral duvidosa. E que, claro, refletem a personalidade de quem o possui. Aliás, os capítulos mostrando os especiais de "baixo poder" buscando emprego sem sucesso são ótimos, fugindo totalmente do clichê. Homem-aranha, realista? Espere até ver o homem invunerável desempregado. ;-)

Aqui você vê o governo ora incentivando e promovendo os especiais, ora os caçando, de acordo com seu interesse. Temos a opinião púlica sendo manipulada. Também há preconceito (não no sentido do X-Men, mas acusações de terrorismo no melhor estilo pós 11 de setembro). Críticas diretas/indiretas a Bush (ah, como eu me diverti ao ler isto!) e ao conflito no oriente médio.

Nenhum comentário: