sábado, janeiro 14, 2006

Rosa de Versailles (anime)


Esta série começa como um shoujo sobre a revolução francesa, com a corte, pompa e protocolos de época. Honestamente: o começo é chato. Intrigas e fofocas não são pra mim. Mas após os episódios iniciais, mostra porque é uma série clássica: personagens fascinantes e episódios que prendem a atenção. Adicione todos os problemas sociais que culminaram nos eventos que, bem, nós já sabemos: uma revolta popular que influenciaria o mundo.

A personagem principal é fictícia: Oscar, mulher que foi criada como homem desde pequena. Excelente esgrimista, vai galgando degrais e se torna chefe da guarda de Maria Antonieta, então princesa da França. Oscar pensa a frente de seu tempo e não age como mulher submissa, muito pelo contrário. Além disto, não perde sua feminilidade. É a personagem com mais atitude e uma das primeiras a perceber o clima de mudança que se aproxima...

Maria Antonieta é vista no começo como alguém com boas intenções mas completamente ingênua. É difícil acreditar nisto totalmente, mas vale para mudar um pouco a visão bastante negativa que existe dela.

O único problema da série sao as limitações de vídeo e áudio. Mas ok, a série é antiga...

Nenhum comentário: