sexta-feira, abril 17, 2009

Pluto (baseado em Astro Boy, de Ozamu Tezuka)

Naoki Urasawa é um gênio.
O cara me fez Monster e 20th Century Boys, e agora mais esse.

O tema é meio batido: robôs convinvendo com humanos e as relações entre eles. Ainda assim, tem espaço para alguma originalidade. A parte legal é que existem tantos robôs simples, caseiros, quanto projetos do governo que custam bilhões e viram ídolos nacionais.

Até onde li boa parte dos personagens (principalmente os robôs) são bons e tem objetivos honestos. O clima é mais leve, mas como eu falei acima, o autor é um gênio e um manga seu NUNCA é infantil ou superficial. Algumas alfinetadas nos EUA (a idéia de guerra preventiva) e por aí vai. Eu aposto minha coleção de Monster que o material de referencia principal dele são jornais, ao invés de outros mangás ;-)

A melhor definição que que tenho para este manga é: como seria o "Inteligencia Artificial" e o "Eu, Robô" se fosse um pouco menos censurado.

Não é a obra mais original que existe e nem é melhor que 20th Century Boys, mas é bom ver que o autor consegue manter suas caracteristicas principais, seja qual for o tema do mangá.

Nenhum comentário: